quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Oficina 8

Começamos os trabalhos de hoje com a leitura do texto "Os diferentes estilos", de Paulo Mendes Campos. Em seguida fizemos os comentários pertinentes ao texto lido.
Como tivemos as férias de julho prolongadas devido ao surto da nova gripe H1N1, o encontro de hoje serviu, também, para revermos o cronograma e acertarmos nossas próximas oficinas.
Após as colocações refentes as questões trabalhadas na TP4 e a socialização dos avançando na prática, manuseamos e fizemos um estudo sobre a teoria da TP5 como preparação para a oficina seguinte.
Sugeri para as gurias a dinâmica das palavras, que infelizmente não podemos realizar devido ao número reduzido de cursistas.

Orientações para o estudo da TP 5

Estilística → estilo → vai depender da nossa maneira de ver o mundo.

DIALETO = grupo IDIOLETO = individual

DIMENSÕES TEXTUAIS:

Contexto: como se insere determinada leitura no contexto sócio-histórico, em uma determinada época, quais as intenções do autor, qual a ideologia presente no texto, entre outros.
Texto: resgatando sua temática a partir de seus elementos coesivos e observando quais as estratégias usadas pelo autor para desenvolver esta temática ao longo do texto.
Infratexto: no qual o aluno é levado a detectar as inferências, isto é, o que está implícito no texto. Considera-se este nível de leitura essencial, pois o aluno faz as suas inferências baseando-se na sua visão de mundo, suas experiências e por meio das pistas que o texto nos dá.
Intertexto: mostrando como vários textos fazem referências a discursos anteriores, ganhando novos significados. Inserimos aí, também a análise da polifonia, que resgata as diversas vozes do texto.

Devemos trabalhar a leitura em três momentos distintos e complementares:
Leitura objetiva: na qual se aborda o que está explícito no texto;
Leitura inferencial: entrelinhas – perceber o que está “atrás” do texto;
Leitura avaliativa: manifestação da postura crítica.


O que, Quem, Quando, Onde, Por quê? Como?
Levantamento de marcas textuais (pistas)
Mapeamento do texto

Auxiliar o aluno a desenvolver sua competência em produção de texto é:
Papel da escola
Competência do professor
Objetivo do currículo
Necessário à escolarização


Os 3 grandes acontecimentos que propiciaram o surgimento e a expansão das formas escritas:
1. Invenção da agricultura
2. Superávit da imprensa (democratização do conhecimento)
3. O advento da Internet – um dos maiores fenômenos de comunicação.

Dinâmica:
A turma dividida em grupo recebe de 10 a 20 palavras (substantivos) previamente selecionadas pelo prodessor;
Os grupos deverão tecer um texto com as palavras distribuídas, acrescentando apenas advérbios, se acharem necessário;
Observar que não é por palavras isoladas nem por sentenças soltas que nos comunicamos ou agimos no mundo: é por meio de textos (por mais curtos ou longos que sejam) que a língua faz sentido;
Socialização: “O poder das palavras”;
Após a socialização discutir fatores de textualidade (ênfase na coerência).

Oficina livre 2


No dia 14/08/2009, aconteceu o IV Seminário Municipal de Educação de Butiá com o tema: "Pensar, sentir e agir". Aproveitamos a oportunidade para realizar a segunda oficina livre do Gestar.
Um dos palestrantes do evento foi o Professor Daltro Lanner Monteiro que trabalhou com questões pertinentes aos profissionais da educação, como:

  1. stress;
  2. motivação;
  3. relações interpessoais;
  4. qualidade de vida;
  5. trabalho em equipe;
  6. reflexão da prática pedagógica.

Todos os profissionais que estavam presentes tiveram a oportunidade de fazer uma divertida reflexão de sua prática pedagógica e, principalmente, de "rever seus conceitos" em relação a nossa profissão.

Recomendamos:

http://www.professordaltro.com.br/

Oficina 7 e Oficina de projetos - 1

No encontro de hoje, além da socialização dos avançando na prática escolhidos, iniciamos o trabalho com projetos.
As cursistas fizeram suas colocações e destacaram que estas unidades 15 e 16 foram de fácil entendimento por parte delas e dos alunos. As atividades também foram realizadas com sucesso e não surgiram dúvidas.
" Os projetos de trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes." (Hernandez,1998)
Esqueleto do projeto:
  1. Tema;
  2. Professor responsável;
  3. Turma/Série;
  4. Duração;
  5. Justificativa (com embasamento teórico);
  6. Objetivo Geral;
  7. Objetivos específicos;
  8. Metodologia;
  9. Recursos;
  10. Avaliação.

Sugestão de texto sobre trabalho com projetos: "Projetos escolares: a motivação para aprender".

Texto de Jussara de Barros - pedagoga - Equipe Brasil Escola

http://www.educador.brasilescola.com

Oficina 6

Iniciamos este encontro com a leitura do texto "As tarefas da educação", de Rubem Alves. Em seguida as cursistas foram realizando suas colocações a respeito do mesmo. De posse de seus portifólios, as meninas fizeram o relato das atividades realizadas com os alunos e do avançando na prática escolhido. Neste momento, as colegas têm a oportunidade da troca de experiências, o que enriquece o trabalho cada vez mais.
As cursistas sempre colocam que o programa Gestar tem sido um facilitador do trabalho em sala de aula , pois todas as atividades sugeridas são completas, abrangentes, criativas e apreciadas pelos alunos.
Após o intervalo, realizamos a leitura da folha em preparação para as unidades 13 e 14 da TP4, que trata da construção da leitura e da escrita:

TP 4 – A construção da leitura e da escrita

→ Todo texto está inserido num contexto.

→ Enunciação → época ← cultura

Contexto cultural

→ Autor → sua percepção de mundo → subjetividade mediada pela cultura
(contexto do autor)

→ Leitor → sua percepção de mundo → subjetividade mediada pela cultura
(contexto do leitor)

CONTEXTOS ↔ AUTOR ↔ LEITOR

MUNDO FICCIONAL ↔ MUNDO REAL: os personagens saem do real para o ficcional e daí podemos “visualizar” o século em que se passa a obra, por exemplo.

Produção escrita na escola

AVALIAÇÃO:

* LER/INTERPRETAR;
*ORALIZAR; LETRAMENTO
*ESCREVER.


ALFABETIZAÇÃO: processo de aquisição do código escrito;

LETRAMENTO: uso social e autônomo que fazemos do conhecimento.

Em seguida, manuseamos a TP em estudo, onde destacamos as partes mais importantes para o estudo a distância. As meninas são muito estudiosas e cada vez mais engajadas no projeto.