quarta-feira, 31 de março de 2010

Despedida




Gente...


Parece que foi ontem que tudo começou...


Nós em Porto Alegre, apavoradas com aquela imensidão de livros, oficinas, horas de estudo, cursistas...


Mas valeu, valeu muito a pena!


Agradecimentos:


Gostaria de agradecer ao MEC pelo curso Gestar II, a SMED pela confiança no meu trabalho, a minha coordenadora Véra Borba, parceira nas angústias e na busca de soluções para o nosso trabalho, a profe Tamar que conduziu tão bem nossa turma, as minhas colegas de formação, pelas experiências compartilhadas, as minhas queridas cursistas que toparam este desafio junto comigo porque sem elas, nada disso teria validade e principalmente aos nossos alunos que são a verdadeira razão, o motivo do nosso trabalho.

A semente foi lançada, agora é só cuidar dela com carinho para colher os excelentes frutos deste trabalho! Valeu!!!

3ª etapa da capacitação das formadoras

Nos dias 29 e 30 de março de 2010, aconteceu na Uniritter, em Porto Alegre, a terceira e última fase da capacitação das profes formadoras do Gestar II. Foram dois dias maravilhosos onde podemos compartilhar com as colegas todo o nosso trabalho e o das nossas cursistas. Foi muito bom ver toda a gauchada engajada num projeto tão valioso quanto este. Estamos todos de parabéns!! Valeu!


Memorial de Leitura

Minha relação com o mundo da leitura
Meu relacionamento com o mundo das letras iniciou bem cedo, pois sempre tive muito contato com este universo. Minha mãe sempre lia histórias para mim e eu as acompanhava pelas gravuras e fazia a releitura depois, sozinha. O exemplo que tive em casa também foi bem marcante, pois minha mãe, mesmo após um dia intenso de trabalho, lia todos os dias antes de dormir. Lembro-me quando pedia aos meus pais que lessem pra mim,pois me dizia "analfabeta".
Após ser alfabetizada, minha fome de leitura aumentou cada vez mais. Tive uma enorme coleção de gibis que perdi durante uma mudança e aos oito anos de idade ganhei um livro de poesias da escritora Cecília Meireles. Li e o reli tantas vezes que decorei as poesias e as páginas do livro se desprenderam. Minhas brincadeiras sempre envolviam leitura e escrita. Sempre tive facilidade em interpretação de textos e trabalhos escolares que envolvessem este objetivo.
No Ensino Médio tive uma professora de Língua Portuguesa que, pela sua maneira de conduzir as aulas, fez com que eu tivesse certeza da profissão que escolheria. Alguns anos depois, prestei vestibukar para Letras na ULBRA em São Jerônimo e há dois anos conclui minha graduação. Hoje, trabalho com turmas de quinta e sétima série do Ensino Fundamental e procuro proporcionar atividades que propiciem mais do que simplesmente "vivenciar as quatro experiências básicas da língua", mas que os tornem cidadãos reflexivos no sentido de ampliarem sua capacidades de utilizr-se das inúmeras formas de linguagem como instrumento essencial para a comunicação. Em 2008, pela primeira vez, visitei a Feira do Livro de Porto Alegre e sempre que posso, adquiro novos exemplares para compor a pequena biblioteca que estou iniciando.

Seminário de encerramento.

No dia 22/12/2009, nos reunimos na E. M. E. F. Profª Maria Alzira, para realizarmos o seminário de encerramento do Gestar II. Neste dia além da presença das cursistas, tivemos a presença das diretoras das escola envolvidas no projeto e da nossa coordenadora pedagógica Véra Borba. Fiz a abertura dos trabalhos e em seguida as cursistas fizeram a apresentação dos seus trabalhos com fotos, cartazes, slides...
Após o seminário fizemos a confraternização em uma sorveteria.
Estou muito orgulhosa e feliz com o trabalho desenvolvido em minha cidade.
Missão cumprida!!!!

Oficina 4


No dia 07/12/09, nos reunimos para desenvolver a última oficina do curso. Parece que foi ontem que tudo começou e hoje, estamos fazendo o fechamento do projeto. Não me canso de dizer o quanto estou feliz com o desempenho das minhas cursistas.
Após o relato dos maravilhosos trabalhos realizados por elas, fizemos uma avaliação em conjunto do projeto e as gurias realizaram uma avaliação escrita do curso.

Todas são unânimes em dizer que se assustaram um pouco no início, mas depois com o desenvolver das oficinas, foram se acalmando. Também relataram que o curso começou tarde e devido isso, algumas atividades não puderam ser tão exploradas como deveriam. O que todas salientaram, também, é que vão continuar trabalhando com as atividades e metodologia do Gestar e que este ano vai ficar mais fácil, pois já estão utilizando as atividades desde o começo das aulas.

Nesta oficina, as cursistas também escreveram seus memoriais de leitura, que foram anexados aos portifólios.

Aproveitamos para combinar e planejar o nosso seminário de encerramento que será realizado no dia 22/12/09.

Oficina 3

No dia 30/11/09, nos reunimos para realizar a oficina 3.

Após a socialização dos avançando, passei uns slides sobre arte para as gurias.

Como preparação para a TP2 - Análise literária, destaquei alguns aspectos importantes sobre:



  • O que é literatura?

  • Do que a literatura compõe-se teoricamente;

  • O caráter estético da literatura;

  • Poiesis X Tekne - o fazer do poeta;

  • O leitor e o texto;

  • O lírico;

  • O narrativo;

  • O dramático;

  • A poesia.

Como fechamento, assistimos ao vídeo da música "Salão de Beleza", de Zeca Baleiro e as cursistas fizeram as suas consideraçõs a respeito do conceito de beleza.

Oficina 2

No dia 23/11/09, nos reunimos para desenvolver a oficina 2. Após a socialização dos avançando na prática escolhidos e aplicados nas turmas, as cursistas fizeram colocações gerais sobre o andamento do projeto Gestar II. Todas estão um pouco ansiosas devido ao tempo para cumprirmos o cronograma e algumas delas estão atendendo os alunos em turno inverso para "dar conta do recado". Os avançando estão em dia, bem como os estudos de aprofundação individual das cursistas. Assim que uma nova unidade é trabalhada, elas já vão anexando ao portifólio.

Apliquei um questionário sobre produção textual em sala de aula (assunto em destaque nesta unidade trabalhada). Questões:


  1. Com que frequência trabalhas produção textual com teus alunos?

  2. Qual motivação utilizas para que teus alunos escrevam?

  3. Quais os aspectos que eles apresentam maiores dificuldades na hora da escrita?

  4. Como se dá o processo de correção da produção textual de teus alunos?

O resultado foi o seguinte:



  • Todas elas trabalham produção textual uma vez por semana;

  • A motivação utilizada é, geralmente, um texto utilizado em sala de aula, uma obra literária ou temas da atualidade;

  • Os aspectos que eles mais apresentam dificuldades são: pontuação,troca de parágrafos, coesão e coerência;

  • A correção se dá de maneira diferenciada em cada cursista: uma corrige e devolve para que eles reescrevam, outra observa se o texto apresenta coerência, se tem lógica, se o título está dentro do que se propõe escrever e por último a parte da ortografia e a terceira cursista, corrige e traz para a sala de aula os casos (sem citar os nomes) para discussão e correção em grupos.

Após a discussão destes aspectos, passei para as gurias umas considerações importantes na hora da correção da produção de nossos alunos:



  • Eleger 3 ou 4 aspectos para "cobrar" do aluno;

  • Em cada texto corrigido, observar e analisar somente estes aspectos, desprezando os outros;

  • Sanados estes, elegem-se mais 3 ou 4 e assim vai até que alcance o objetivo proposto;

  • Combinar com os profes de LP e graduar as dificuldades por série e, assim, definir o perfil de aluno escritor que querem formar ao término do Ensino Médio;

  • Não é admissível que um aluno de 8ª série tenha as mesmas dificuldades de um aluno de 5ª, por exemplo;

  • Criar, junto com os alunos, uma tabela com códigos para realizar a correção;

  • Não esquecer que a correção é um instrumento para a reestruturação. A nota deve ser dada somente depois da reestruração.

Encontrei este modelo de correção de redações na internet (Cf. PRESTES, 2002,p.13) e passei para as cursistas, deixando claro que este é apenas um modelo. Cada profe deve criar o seu, de acordo com a série e as dificuldades dos seus alunos.


(1) Usa-se letra maiúscula ou minúscula?

(2) Olha a pontuação (- . , ; ! ? : ... ")

(3) Olha o acento! (Pede ajuda ao dicionário)

(4) Será que é assim que escreve esta palavra?(Pede ajuda ao dicionário)

(5) Falta ou sobra letra ou um termo

(6) Há algo "desafinado" na frase

(7) Cuidado com o uso do AM (passado) e do ÃO (futuro)

(8) Conserva as margens

(9) A idéia não está clara

(10) Cuidado com as repetições

(11) Olha o uso da crase!

(12) Olha a separação de sílabas!

(13) Será que foi usado o tempo verbal adequado?

(14) Será que o pronome foi usado adequadamente?

(15) Será que o nível de linguagem é adequado ao tipo de texto?

(16) Cuidado com a "costura" da frase e/ ou parágrafo

(17) Será que a frase e/ou o parágrafo está(ão) bem elaborados?

(18) Será que esta é a expressão mais adequada nesta situação de texto?

(19) Será que o que disseste corresponde a realidade?
(20) Cuidado com a contradição!


A oficina de hoje, foi de grande importância para que a produção textual deixe de ser o "bicho-papão" dos nossos alunos.

Oficina 1

No dia 16/11/09, nos reunimos para realizar a oficina 1.

Após a socialização dos avançando na prática, as gurias fizeram os relatos das oficinas livres 3 e 4 e colocaram que os alunos gostaram bastante das atividades e que aulas como estas são muito mais motivadoras e lúdicas, uma vez que elas tiveram subsídeos riquíssimos para desenvolver seus trabalhos. Fica o agradecimento para a equipe diretiva da nossa escola e a SMED que disponibilizou o transporte para que essa visita acontecesse.

Em seguida, fizemos o manuseio e correção de alguns aspectos da TP1.

As cursistas fizeram a atividade da página 172 da TP em estudo(criar um plano de aula para o texto sugerido, relacionando-o com assunto das unidades trabalhadas, incluindo uma produção textual). O resultado do trabalho foi muito bom.

Oficina livre 4

No dia 14/11/09, na parte da tarde, realizamos a nossa quarta oficina livre, com uma visitação a Feira do livro de Porto Alegre.
Quem conhece, sabe. A tradicional Feira do Livro de Porto Alegre é um evento maravilhoso. Amplos e ricos espaços são criados e colocados a disposição de todos que a visitam. Tanto os alunos quanto as profes cursistas, aproveitaram várias das atividades que se desenvolveram naquele dia. Além da visitação às estandes dos livreiros, tiveram a oportunidade de experimentar a poesia com sabor, fazer palavras cruzadas gigantes, assistir apresentações artísticas, documentários, debates... Este dia foi bastante proveitoso tanto para os alunos quanto para as profes cursistas que tiveram a oportunidade de participar de um dia "cheio de arte".

Oficina livre 3

No dia 14/11/09, pela manhã, realizamos a nossa terceira oficina livre, com uma visita à 7ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. As cursistas levaram alguns alunos das turmas que trabalham com o Gestar. Foram muitos os espaços visitados, entre eles exposições com os títulos:


  • Absurdo;

  • Biografias coletivas;

  • Árvore magnética.

Os alunos ficaram encantados com a riqueza de materiais e trabalhos expostos e as explicações dos mediadores. De volta ao nosso município, as discussões nos seminários realizados foram riquíssimos.

Oficinas 11 e 12

Estamos com o tempo cada vez mais curto! Então, no dia 09/11/09, nos reunimos em uma oficina de 8 horas! Na primeira parte da oficina, as cursistas fizeram a socialização dos avançando na prática e realizaram as atividades da TP6. Todas elas colocaram que foi muito fácil trabalhar com os aspectos da argumentação dos alunos e que a aprendizagem por parte deles foi excelente. Além de melhorarem suas produções orais, os alunos passaram a escrever muito melhor e em maior quantidade, pois nas unidades 22 e 23 desta TP, foi realizada uma retomada do trabalho de produção textual (planejamento, escrita, revisão e edição). Ainda na unidade 24, foram trabalhados alguns tópicos sobre a literatura para adolescentes. As cursistas fizeram visitas à biblioteca, os alunos retiraram livros para posteriores trabalhos e o hábito da leitura ficou renovado após o trabalho desenvolvido com a TP 6. Para encerrar este primeiro momento, as cursistas apresentaram os livros trabalhados com os alunos neste período e algumas indicações de obras que se destinam ao público jovem.




Na segunda parte do "oficinão", assistimos ao documentário "Língua -vidas em português". Em seguida, fiz algumas colocações pertinentes ao filme como:
  • A variedade de locais, pessoas, línguas e culturas;
  • Discurso direto;
  • Falta de linearidade do pensamento, mas a sequência lógica das idéias.

As cursistas conseguiram perceber que mesmo países distantes, que não tinham contato, se aproximam através da língua.

Como preparação para a TP1, além do filme, fizemos o estudo deste material:

TP1 - LINGUAGEM E CULTURA

  • Língua - Cultura ( história de um povo, lendas, identidade, costumes, crenças, valores, comportamento...);
  • Se toda a língua é relacionada com a cultura, por lógica toda a língua é culta;
  • Língua padrão difere de língua culta (numa visão sociointeracionista);
  • Toda língua é culta, pois é enraizada na cultura.

Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio

Para dizer melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados.

Oswald Andrade

Oficina de projetos - 3


No dia 26/10/09, nos reunimos mais uma vez para dar uma atenção especial aos projetos. O trabalho coma TP6 está muito tranquilo então, vamos dando continuidade aos projetos que é o que mais angustia as gurias. Hoje pude visualizar o esqueleto dos trabalhos delas e as atividades que eslas estão realizando. Cada oficina que passa, fico mais orgulhosa com minhas cursistas que dão um show e fazem de tudo para inovar seu trabalho. A dedicação das minhas profes é uma coisa que me encanta!


"Ninguém escolhe a missão de ensinar sem conhecê-la. Nem a cumpre sem amá-la."




Oficina 10

No dia 19/10/09, nos reunimos para realizar as oficinas 9 e 10 da TP 5. Neste dia tivemos que reorganizar nosso cronograma devido alguns fatos ocorridos em nossa cidade. Passei para as gurias um roteiro para que elas organizem seus relatos dos avançando. Logo após, assistimos aos vídeos "Sabor e saber"(fazendo a reflexão de nossa prática pedagógica) e o do "Pleonasmo" (para descontrair).
Roteiro para o relatório dos avançando:

  • Cursista;
  • Turma;

  • Data de aplicação da atividade;

  • Relato(como foi o planejamento e o desenvolvimento);

  • Dificuldades teóricas encontradas;

  • Dificuldades de aplicação que foram encontradas;

  • Soluções aplicadas para sanar estas dificuldades;

  • Resultados positivos do trabalho;

  • Alcance do trabalho (pode-se criar uma legenda);

  • Aspectos negativos.

Como preparação para a TP6 "Leitura e processos de escrita II", discutimos a importância do trabalho com os alunos sobre argumentação. Sugeri alguns roteiros de trabalhos com o uso da argumentação.

2ª etapa de capacitação das formadoras

De 28/09 à 02/10, foi realizada a segunda etapa de formação das profes formadoras, na Uniritter, em Porto Alegre. Foi uma semana muito bacana, pois além de vermos coisas novas, rever as colegas e a tutora, podemos mostrar o trabalho das nossas cursistas e partilhar muitas idéias. A partir de agora, é voltar para nossos municípios e dar um "gás" na finalização do projeto. O Gestar já está deixando saudades!!! As fotos são da exposição dos trabalhos das cursistas e do
nosso grupo de trabalho.



Oficina 9 e Oficina de projetos - 2


No dia 25/09/2009, nos reunimos para dar uma atenção especial aos projetos de leitura. Neste dia as cursistas socializaram seus "avançando na prática" e, em seguida, passamos a trabalhar em cima dos projetos das mesmas. A parte teórica da TP5, ficou muito clara para as gurias que conseguiram trabalhar tranquilamente com seus alunos. A maneira como as teorias são abordadas nas TP's, fazem com que as cursistas não enfrentem barreiras na hora de colocar as atividades em prática. A cada nova oficina, mais e mais elogios são colocados por elas em relação a metodologia de trabalho do Gestar II.

Para começar, passei alguns pontos teóricos sobre o trabalho com projetos e depois elas foram fazendo suas colocações, debatendo com o grande grupo. Minhas cursistas já trabalham com projetos no seu dia a dia em sala de aula, mas na hora de colocar as idéias no papel, ficaram um pouco inseguras e aí eu entrei em ação para facilitar esta parte. Foi um encontro muito produtivo para todas nós! Estamos amando desenvolver o Gestar!