domingo, 21 de junho de 2009

Oficina 5

Neste encontro, foram feitas colocações gerais pelas cursistas, sobre o desenvolvimento do trabalho.
Para o relato de experiências, utilizamos o roteiro da parte II, oficina 5 da TP3:
  1. Como você planejou a atividade?
  2. Que dificuldades teóricas encontrou?
  3. Que dificuldades de aplicação encontrou?
  4. Que soluções encontrou para essas dificuldades?
  5. A que resultados positivos você e seus alunos chegaram?
  6. Como você avalia o alcance dos objetivos?
  7. Você teve oportunidade de discutir essa prática com seus colegas ou com seu coordenador? Como vocês avaliam os resultados?

Ao relatarem suas práticas, as cursistas colocaram que não foi difícil introduzir as atividades do Gestar em suas aulas e a aceitação por parte dos alunos foi muito boa. Todas buscaram outras atividades para colocá-los a parte do assunto das unidades em estudo, para depois, aplicar o avançando na prática escolhido. Nenhuma cursista encontrou dificuldades teóricas para trabalhar, pois o material é rico e diversificado, além de ser de fácil acesso em outros meios.

Uma cursista destacou a dificuldade dos alunos em escrever na 3ª pessoa, durante a produção de suas biografias (atividade escolhida por ela para aplicar na turma). Para sanar esta dificuldade, ela levou várias biografias para os alunos trabalharem e visualizarem esta maneira de escrever.

Muitos resultados positivos foram colocados como:

  1. Boa resposta por parte dos alunos;
  2. Disponibilidade por parte deles para trazer o material solicitado;
  3. Subsídeos encontrados na TP e AAA's;
  4. Oportunidade de trabalhar de maneira diferenciada, chamando, assim, o aluno para a disciplina de Língua Portuguesa;
  5. Troca de experiências com as turmas.

Após o intervalo, foi realizada a montagem dos portifólios individuais.

Como preparação para as próximas unidades (11 e 12) da TP3, realizamos a atividade do "Envelope da Linguagem", onde as cursistas separam vários tipos de textos de acordo com seus critérios. Em seguida, fizemos um estudo da teoria de Marcuschi sobre tipos textuais e após, as meninas reclassificaram os textos do envelope de acordo com a nomenclatura estudada.

TP 3 - Unidades 11 e 12
Tipos textuais

→ Um texto é tipologicamente variado (heterogêneo);
→ Ver as seqüências tipológicas dentro do texto;
→ Ao classificar um texto, deve-se observar o predomínio de um tipo de sequência base;
→ Qual foi a real intenção do autor ao escrever o texto.

Organização tipológica do texto:

Narrativo: sequência temporal
Descritivo: sequência de localização
Expositivo: sequência analítica
Argumentativo: sequência contrastiva explícita
Injuntivo: sequência imperativa
Preditivo: voltado para o que vai acontecer (futuro)
Intergênero: tanto pode ser um ou outro gênero.
Multimodal: Cartum

Gênero= estrutura

O tipo se manifesta dentro do gênero.

------------------------------------

Para a próxima oficina, as cursistas deverão estudar as unidades 11 e 12 da TP3 e trazer a atividade aplicada para o relato das experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário