Neste encontro, as cursistas tiveram a oportunidade de manusear os materiais recebidos, para se familiarizarem com eles.
Em seguida, montamos nosso cronograma de trabalho, de acordo com a disponibilidade de todos em participarem dos encontros. Neste dia, também, montamos nossa agenda de contatos com telefone, escola e e-mail de cada uma e ficou acertado que o nosso "plantão tira dúvidas", será toda terça-feira pela manhã na minha escola.
Após o intervalo, foram feitas colocações sobre:
- Como organizar sua metodologia de trabalho;
- Montagem dos portifólios individuais;
- Frequência e avaliação;
- Roteiro de estudo das TP's;
- Projeto;
- Oficinas livres;
- Teoria de Marcuschi (Gêneros textuais):
Segundo Luiz Antônio Marcuschi – teórico que embasa os PCN’s,
“Gênero: formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura.”
Gênero = estrutura
Tipo textual: sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, estilo...).
O TIPO SE MANIFESTA DENTRO DO GÊNERO.
****************************************
Roteiro de estudo das TP’s
1. Ler o “iniciando nossa conversa”;
2. Identificar o eixo temático da unidade;
3. Verificar os objetivos da seção;
4. Levantar os aspectos teóricos que perpassam a seção;
5. Realizar as atividades;
6. Escolher um “avançando na prática” para aplicar com sua turma;
7. Preparar o relatório, bem como comprovantes da atividade, para apresentar ao grupo na oficina seguinte;
8. Montar seu portifólio.
Para o próximo encontro (dia15/06) as cursistas deverão ter estudado a TP 3 e aplicado o avançando na prática escolhido das unidades 9 e 10.
A oficina de hoje foi muito importante para que as cursistas pudessem visualizar a metodologia de trabalho do Gestar. As meninas estão muito empolgadas e com vontade de começar a trabalhar com os alunos logo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário