quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Oficina 6

Iniciamos este encontro com a leitura do texto "As tarefas da educação", de Rubem Alves. Em seguida as cursistas foram realizando suas colocações a respeito do mesmo. De posse de seus portifólios, as meninas fizeram o relato das atividades realizadas com os alunos e do avançando na prática escolhido. Neste momento, as colegas têm a oportunidade da troca de experiências, o que enriquece o trabalho cada vez mais.
As cursistas sempre colocam que o programa Gestar tem sido um facilitador do trabalho em sala de aula , pois todas as atividades sugeridas são completas, abrangentes, criativas e apreciadas pelos alunos.
Após o intervalo, realizamos a leitura da folha em preparação para as unidades 13 e 14 da TP4, que trata da construção da leitura e da escrita:

TP 4 – A construção da leitura e da escrita

→ Todo texto está inserido num contexto.

→ Enunciação → época ← cultura

Contexto cultural

→ Autor → sua percepção de mundo → subjetividade mediada pela cultura
(contexto do autor)

→ Leitor → sua percepção de mundo → subjetividade mediada pela cultura
(contexto do leitor)

CONTEXTOS ↔ AUTOR ↔ LEITOR

MUNDO FICCIONAL ↔ MUNDO REAL: os personagens saem do real para o ficcional e daí podemos “visualizar” o século em que se passa a obra, por exemplo.

Produção escrita na escola

AVALIAÇÃO:

* LER/INTERPRETAR;
*ORALIZAR; LETRAMENTO
*ESCREVER.


ALFABETIZAÇÃO: processo de aquisição do código escrito;

LETRAMENTO: uso social e autônomo que fazemos do conhecimento.

Em seguida, manuseamos a TP em estudo, onde destacamos as partes mais importantes para o estudo a distância. As meninas são muito estudiosas e cada vez mais engajadas no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário