quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Oficina 8

Começamos os trabalhos de hoje com a leitura do texto "Os diferentes estilos", de Paulo Mendes Campos. Em seguida fizemos os comentários pertinentes ao texto lido.
Como tivemos as férias de julho prolongadas devido ao surto da nova gripe H1N1, o encontro de hoje serviu, também, para revermos o cronograma e acertarmos nossas próximas oficinas.
Após as colocações refentes as questões trabalhadas na TP4 e a socialização dos avançando na prática, manuseamos e fizemos um estudo sobre a teoria da TP5 como preparação para a oficina seguinte.
Sugeri para as gurias a dinâmica das palavras, que infelizmente não podemos realizar devido ao número reduzido de cursistas.

Orientações para o estudo da TP 5

Estilística → estilo → vai depender da nossa maneira de ver o mundo.

DIALETO = grupo IDIOLETO = individual

DIMENSÕES TEXTUAIS:

Contexto: como se insere determinada leitura no contexto sócio-histórico, em uma determinada época, quais as intenções do autor, qual a ideologia presente no texto, entre outros.
Texto: resgatando sua temática a partir de seus elementos coesivos e observando quais as estratégias usadas pelo autor para desenvolver esta temática ao longo do texto.
Infratexto: no qual o aluno é levado a detectar as inferências, isto é, o que está implícito no texto. Considera-se este nível de leitura essencial, pois o aluno faz as suas inferências baseando-se na sua visão de mundo, suas experiências e por meio das pistas que o texto nos dá.
Intertexto: mostrando como vários textos fazem referências a discursos anteriores, ganhando novos significados. Inserimos aí, também a análise da polifonia, que resgata as diversas vozes do texto.

Devemos trabalhar a leitura em três momentos distintos e complementares:
Leitura objetiva: na qual se aborda o que está explícito no texto;
Leitura inferencial: entrelinhas – perceber o que está “atrás” do texto;
Leitura avaliativa: manifestação da postura crítica.


O que, Quem, Quando, Onde, Por quê? Como?
Levantamento de marcas textuais (pistas)
Mapeamento do texto

Auxiliar o aluno a desenvolver sua competência em produção de texto é:
Papel da escola
Competência do professor
Objetivo do currículo
Necessário à escolarização


Os 3 grandes acontecimentos que propiciaram o surgimento e a expansão das formas escritas:
1. Invenção da agricultura
2. Superávit da imprensa (democratização do conhecimento)
3. O advento da Internet – um dos maiores fenômenos de comunicação.

Dinâmica:
A turma dividida em grupo recebe de 10 a 20 palavras (substantivos) previamente selecionadas pelo prodessor;
Os grupos deverão tecer um texto com as palavras distribuídas, acrescentando apenas advérbios, se acharem necessário;
Observar que não é por palavras isoladas nem por sentenças soltas que nos comunicamos ou agimos no mundo: é por meio de textos (por mais curtos ou longos que sejam) que a língua faz sentido;
Socialização: “O poder das palavras”;
Após a socialização discutir fatores de textualidade (ênfase na coerência).

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