quarta-feira, 31 de março de 2010

Memorial de Leitura

Minha relação com o mundo da leitura
Meu relacionamento com o mundo das letras iniciou bem cedo, pois sempre tive muito contato com este universo. Minha mãe sempre lia histórias para mim e eu as acompanhava pelas gravuras e fazia a releitura depois, sozinha. O exemplo que tive em casa também foi bem marcante, pois minha mãe, mesmo após um dia intenso de trabalho, lia todos os dias antes de dormir. Lembro-me quando pedia aos meus pais que lessem pra mim,pois me dizia "analfabeta".
Após ser alfabetizada, minha fome de leitura aumentou cada vez mais. Tive uma enorme coleção de gibis que perdi durante uma mudança e aos oito anos de idade ganhei um livro de poesias da escritora Cecília Meireles. Li e o reli tantas vezes que decorei as poesias e as páginas do livro se desprenderam. Minhas brincadeiras sempre envolviam leitura e escrita. Sempre tive facilidade em interpretação de textos e trabalhos escolares que envolvessem este objetivo.
No Ensino Médio tive uma professora de Língua Portuguesa que, pela sua maneira de conduzir as aulas, fez com que eu tivesse certeza da profissão que escolheria. Alguns anos depois, prestei vestibukar para Letras na ULBRA em São Jerônimo e há dois anos conclui minha graduação. Hoje, trabalho com turmas de quinta e sétima série do Ensino Fundamental e procuro proporcionar atividades que propiciem mais do que simplesmente "vivenciar as quatro experiências básicas da língua", mas que os tornem cidadãos reflexivos no sentido de ampliarem sua capacidades de utilizr-se das inúmeras formas de linguagem como instrumento essencial para a comunicação. Em 2008, pela primeira vez, visitei a Feira do Livro de Porto Alegre e sempre que posso, adquiro novos exemplares para compor a pequena biblioteca que estou iniciando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário