quarta-feira, 31 de março de 2010

Oficina 2

No dia 23/11/09, nos reunimos para desenvolver a oficina 2. Após a socialização dos avançando na prática escolhidos e aplicados nas turmas, as cursistas fizeram colocações gerais sobre o andamento do projeto Gestar II. Todas estão um pouco ansiosas devido ao tempo para cumprirmos o cronograma e algumas delas estão atendendo os alunos em turno inverso para "dar conta do recado". Os avançando estão em dia, bem como os estudos de aprofundação individual das cursistas. Assim que uma nova unidade é trabalhada, elas já vão anexando ao portifólio.

Apliquei um questionário sobre produção textual em sala de aula (assunto em destaque nesta unidade trabalhada). Questões:


  1. Com que frequência trabalhas produção textual com teus alunos?

  2. Qual motivação utilizas para que teus alunos escrevam?

  3. Quais os aspectos que eles apresentam maiores dificuldades na hora da escrita?

  4. Como se dá o processo de correção da produção textual de teus alunos?

O resultado foi o seguinte:



  • Todas elas trabalham produção textual uma vez por semana;

  • A motivação utilizada é, geralmente, um texto utilizado em sala de aula, uma obra literária ou temas da atualidade;

  • Os aspectos que eles mais apresentam dificuldades são: pontuação,troca de parágrafos, coesão e coerência;

  • A correção se dá de maneira diferenciada em cada cursista: uma corrige e devolve para que eles reescrevam, outra observa se o texto apresenta coerência, se tem lógica, se o título está dentro do que se propõe escrever e por último a parte da ortografia e a terceira cursista, corrige e traz para a sala de aula os casos (sem citar os nomes) para discussão e correção em grupos.

Após a discussão destes aspectos, passei para as gurias umas considerações importantes na hora da correção da produção de nossos alunos:



  • Eleger 3 ou 4 aspectos para "cobrar" do aluno;

  • Em cada texto corrigido, observar e analisar somente estes aspectos, desprezando os outros;

  • Sanados estes, elegem-se mais 3 ou 4 e assim vai até que alcance o objetivo proposto;

  • Combinar com os profes de LP e graduar as dificuldades por série e, assim, definir o perfil de aluno escritor que querem formar ao término do Ensino Médio;

  • Não é admissível que um aluno de 8ª série tenha as mesmas dificuldades de um aluno de 5ª, por exemplo;

  • Criar, junto com os alunos, uma tabela com códigos para realizar a correção;

  • Não esquecer que a correção é um instrumento para a reestruturação. A nota deve ser dada somente depois da reestruração.

Encontrei este modelo de correção de redações na internet (Cf. PRESTES, 2002,p.13) e passei para as cursistas, deixando claro que este é apenas um modelo. Cada profe deve criar o seu, de acordo com a série e as dificuldades dos seus alunos.


(1) Usa-se letra maiúscula ou minúscula?

(2) Olha a pontuação (- . , ; ! ? : ... ")

(3) Olha o acento! (Pede ajuda ao dicionário)

(4) Será que é assim que escreve esta palavra?(Pede ajuda ao dicionário)

(5) Falta ou sobra letra ou um termo

(6) Há algo "desafinado" na frase

(7) Cuidado com o uso do AM (passado) e do ÃO (futuro)

(8) Conserva as margens

(9) A idéia não está clara

(10) Cuidado com as repetições

(11) Olha o uso da crase!

(12) Olha a separação de sílabas!

(13) Será que foi usado o tempo verbal adequado?

(14) Será que o pronome foi usado adequadamente?

(15) Será que o nível de linguagem é adequado ao tipo de texto?

(16) Cuidado com a "costura" da frase e/ ou parágrafo

(17) Será que a frase e/ou o parágrafo está(ão) bem elaborados?

(18) Será que esta é a expressão mais adequada nesta situação de texto?

(19) Será que o que disseste corresponde a realidade?
(20) Cuidado com a contradição!


A oficina de hoje, foi de grande importância para que a produção textual deixe de ser o "bicho-papão" dos nossos alunos.

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